segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Artigo publicado na Revista Coletânea: As várias fibras da túnica inconsútil: a história do cristianismo como mosaico e como rede

Com o auxílio de um estoque de linhas de mais de 6.000 cores, uma freira repara uma tapeçaria baseada em
desenho de Rafael, no qual Pedro recebe de Cristo as chaves da Igreja. National Geographic,
Inside the Vatican, 1991. (Extraída de http://migre.me/mv3Gw)

Foi publicado um artigo de minha autoria na edição de janeiro a junho de 2014 da Coletânea, revista acadêmica da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Trata-se de um ensaio no qual tento tornar mais sistemáticas algumas de minhas inquietações a respeito de como se deve (re)escrever a história do cristianismo. Para quem eventualmente se interessar em dar uma olhada no texto, segue o link e outras informações a respeito.

*

Título: As várias fibras da túnica inconsútil: a história do cristianismo como mosaico e como rede

Resumo: O presente artigo, de caráter exploratório e experimental, trata da possibilidade e possíveis benefícios de se redimensionar a história do cristianismo apartando-o de uma suposta essência ocidental e ocidentalizante, levando-se em conta sua composição multicultural e, portanto, sua heterogeneidade constitutiva. Para tanto, o trabalho compõe-se de três partes. Na primeira, avalia-se o grave silenciamento a respeito das experiências cristãs na Ásia e na África presente na maior parte das histórias do cristianismo produzidas por ocidentais. Na segunda, indicam-se algumas das motivações que podem conduzir à elaboração de narrativas históricas menos eurocêntricas sobre as trajetórias do movimento dos seguidores de Jesus Cristo. Na terceira, faz-se a recensão do primeiro volume da obra História do Movimento Cristão Mundial, de Dale T. Irvin e Scott W. Sunquist, publicado no Brasil em 2004. Trata-se este de um dos poucos textos historiográficos existentes em língua portuguesa que escapam ao lugar comum eurocêntrico que costuma ser a nota característica da maior parte dos trabalhos sobre história do cristianismo existentes no mercado editorial brasileiro.

Formato: impresso e online (disponível em http://migre.me/mv3Oj)

Investimento: acesso aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário