domingo, 25 de novembro de 2018

Resenha publicada na Revista Fênix: Encontros modernos, feridas antigas. Resenha de: D'Alòs-Moner, Andreu Martínez. "Envoys a Human God: the jesuit mission to christian Ethiopia (1557-1632)" (2015)


Foi publicada uma resenha de minha autoria na edição do primeiro semestre de 2018 (v. 15, n. 1) da Fênix, periódico eletrônico do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (NEHAC/UFU). Tendo sido seu primeiro número publicado em dezembro de 2004, esta revista pretende ser um espaço no qual se dinamize o diálogo intelectual entre pesquisadores que atuam em diferentes regiões do país e do exterior, bem como de fomento à interlocução entre distintas áreas das Humanidades. A resenha que apresento é uma leitura introdutória do Envoys a Human God, excelente estudo de Andreu Martínez D'Alòs-Moner sobre a missão jesuíta na Etiópia cristã, datada dos anos 1557 a 1632. Ao comentar esse volume, procurei dimensionar o importante episódio aí reconstituído não só no âmbito da dita história colonial, mas no quadro do processo, de longa duração, das divisões e disputas a respeito da natureza de Jesus Cristo e, portanto, da conflituosa interação entre diferentes tipos de cristianismos e cristandades.

*

Título: Encontros modernos, feridas antigas

Volume resenhado: D'Alòs-Moner, Andreu Martínez. Envoys a Human God: the jesuit mission to christian Ethiopia (1557-1632). Leiden: Brill, 2015. Coleção European history and culture, seção Jesuit studies: modernity throught the prism of jesuit history, n. 2. 455 p., il.

Formato: online (disponível em https://tinyurl.com/yb8y2hf5)

Investimento: acesso aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário