sexta-feira, 23 de março de 2018

Minicurso no Centro Dom Vital: Cristãos e muçulmanos nos primórdios do Egito islâmico


Nos dias 12, 19 e 26 de abril próximo, quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, irei oferecer no Centro Dom Vital (CDV) o curso Cristãos e muçulmanos nos primórdios do Egito islâmico. Esse é um curso experimental, no qual vou discutir basicamente o trabalho de pesquisa que venho realizando como doutorando em história política desde 2015, focado como estou nas relações entre os diferentes grupos de seguidores de Jesus e de seguidores de Muḥammad em Alexandria e no Vale do Nilo entre os séculos VII e XI da dita Era Comum.

As aulas serão abertas a todos os interessados, mas decerto poderão fazer mais proveito delas os estudantes de História, Teologia e Ciências da Religião, além dos professores de áreas conexas e Ensino Médio. Espero que, mais do que mero exercício de antiquarismo, o curso permita colocar um pouco em perspectiva histórica os recentes atritos político-religiosos egípcios, que vez ou outra dramaticamente tomam as telas de TV e as páginas dos jornais e sites. As inscrições vão até a véspera da primeira aula, mas é imprescindível que haja um número suficiente de interessados e pré-inscritos para que o curso seja confirmado. Todo o contato a isso referente deve ser feito pelo e-mail comunicacao@centrodomvital.com.br e deve haver um mínimo de dez alunos para a formação da turma. O investimento é de R$ 100, havendo desconto de 50% para sócios do CDV e estudantes e gratuidade para seminaristas.

Peço que os eventuais interessados façam o quanto antes suas pré-inscrições, de modo que possamos garantir a realização do curso. Solicito também a todos os amigos, colegas e conhecidos que ajudem a divulgar esse convite em suas redes de contatos, visando alcançar especialmente os potenciais interessados no tema. Desde agora, imensa gratidão pela ajuda nisto!

*

Título: Cristãos e muçulmanos nos primórdios do Egito islâmico

Formato: minicurso (3 aulas, totalizando 6 horas/aula)

Proposta: A expansão árabo-muçulmana inicial deu-se sobre uma paisagem essencial cristã; durante um largo período, aliás, o movimento dos seguidores de Muḥammad esteve presente naquilo que hoje naturalizamos como parte integrante do mundo islâmico quase que só como uma religião de estrangeiros, conquistadores e governantes. Em larga medida, o Califado se construiu sobre as ruínas de populações, instituições e polêmicas cristãs, fato amplamente esquecido tanto pelo senso comum quanto pela corrente majoritária da pesquisa acadêmica cá entre nós. A ascensão e estabilização deste corpo político-religioso, de fato, não podem ser compreendidas de forma teleológica, mas dentro de uma complexa rede de interações com os grupos não-muçulmanos que foram politicamente dominados e, passo a passo, culturalmente submetidos. Longe de ter uma importância apenas para os especialistas, esse processo coloca em questão um assunto que interessa a todos nós: a convivência e o choque de culturas em um momento de profunda crise política. Assim sendo, propõe-se abordá-lo a partir de um estudo de caso, focado em uma região representativa: o Egito desde a conquista islâmica até o fim da dinastia omíada (639-750 AD/17-128 AH).

Programa:

1. O Egito nos séculos VI e VII e a expansão islâmica
2. A Igreja Copta Ortodoxa no primeiro século de domínio islâmico sobre o Egito
3. A Igreja Greco-Melquita Ortodoxa no primeiro século de domínio islâmico sobre o Egito

Quando: dias 12, 19 e 26 de abril (quintas-feiras), das 18h30 às 20h30

Onde: Centro Dom Vital, Rua Araújo Porto Alegre, n. 70, sala 111 (próximo à Estação Cinelândia do Metrô) → Mapinha em https://tinyurl.com/yddgsktw

Investimento: R$ 100 (sócios do CDV e estudantes têm 50% de desconto e seminaristas têm gratuidade)