Missa pontifical em rito bizantino, presidida pelo bispo Nicolau de Pitsburgo, assistida pelo Papa Paulo VI e pelos prelados reunidos por ocasião do Concílio Vaticano II. Basílica de São Pedro, Vaticano, em 6 de dezembro de 1965, festa de São Nicolau de Mirra. (Extraída de http://migre.me/nqbso. Há um trecho do áudio da celebração disponível em http://migre.me/nqbvk). |
No fim de julho de 2012, o Vicariato Episcopal Oeste da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro promoveu na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Realengo o seu II Seminário de Liturgia, cujo mote foi "Celebrando o Concílio Vaticano II". O objetivo do evento era promover uma reflexão sobre o desenvolvimento histórico e pastoral da liturgia e da espiritualidade católica desde o Concílio de Trento (1545-1563) até o Concílio Vaticano I (1869-1870), a ser completada, em eventos pouco posteriores, por tratamento análogo do período que foi do Vaticano I ao Vaticano II (1962-1965) e da realização desta última assembleia conciliar. Entretanto, dessa planejada tríade de eventos, a ser realizada no segundo semestre de 2012 e no primeiro de 2013, em comemoração ao cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II (11 de outubro de 1962 / 11 de outubro de 2012), só o primeiro acabou ocorrendo. Apesar de ter sido um sucesso, contando com grande participação de agentes de pastoral e outros interessados, ele não frutificou por uma série de problemas burocráticos e pessoais experimentados naquele período pelos idealizadores deste programa de estudos.
Neste II Seminário de Liturgia, ofereci a palestra "Panorama histórico do Concílio de Trento", que, boa surpresa, gerou maiores repercussões na audiência reunida do que eu esperava. Em preparação a este evento, concedi ao site da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição uma (curta) entrevista que intitulamos "A caixa aberta: aproximação ao Concílio Vaticano II".
*
Título: A caixa aberta: aproximação ao Concílio Vaticano II
Formato: online (disponível em http://migre.me/nqbkh)
Investimento: acesso aberto
Nenhum comentário:
Postar um comentário