Já escrevi em outras ocasiões e lugares, mas reitero: uma das atividades de ensino-aprendizagem que mais alegria eu tenho em realizar são as oficinas no Instituto Pretos Novos (IPN). Na condição de membro do Núcleo de Pesquisas desta casa (NPH/IPN), aí tenho realizado desde novembro de 2014 uma série de oficinas sobre a Etiópia cristã, desde suas origens até o fim do império etíope. Neste mês de outubro, entretanto, graças à generosa acolhida da Sr.ª Merced Guimarães, presidente do IPN, aí oferecerei duas oficinas inéditas sobre história da religião na África. A primeira, História da Igreja Católica na África Negra até 1870, será no dia 13/10, quinta-feira, às 14h. A segunda, História do Islã na África Negra até 1870, será no dia 19/10, quarta-feira, no mesmo horário de 14h. Ambas realizar-se-ão no Centro Cultural Municipal José Bonifácio (CCJB), localizado na Rua Pedro Ernesto, n. 80, Gamboa (mapinha: http://tinyurl.com/zjbcoqd), e são atividades gratuitas. Para a obtenção de certificado de participação, as inscrições devem ser realizadas previamente no anc@pretosnovos.com.br, mas, para aqueles que se decidirem aparecer apenas na última hora, elas também podem ser feitas no dia e local da oficina, 15 ou 20 minutos antes de seu início.
Convido aos interessados que compareçam a estas aulas abertas, mesmo que apenas em uma delas, e que transmitam este convite aos seus/suas conhecido/as que eventualmente se interessem por tais temas. Estou preparando as oficinas com o maior cuidado e estou certo de que elas serão a todos os participantes um excelente investimento de tempo, além de boa sementeira de novas questões para posterior estudo.
*
Atualização: devido a um problema de saúde, que incluiu uma afonia temporária, não pude ministrar a oficina História do Islã na África Negra até 1870, que ficou adiada sem previsão de nova data para acontecer. A oficina História da Igreja Católica na África Negra até 1870, entretanto, aconteceu, contou com boa participação e foi um sucesso. Agradeço muitíssimo aos gentis colegas que se dispuseram a estar por lá para conversar comigo a respeito desta temática. Espero que a crise pela qual vem passando o Instituto Pretos Novos, causada pelo completo descanso de nosso governo com as atividades culturais da cidade do Rio de Janeiro, seja superada brevemente e não tardemos a ter a oportunidade de nos encontrarmos novamente nesta casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário