quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Grupo de Trabalho no XIV Simpósio Nacional da ABHR: Cristianismos orientais: religião, cultura e sociedade


Nos dias 14 a 17 de abril de 2015, vai se realizar em Uberaba / MG, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, o XIV Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões e o III Encontro Internacional de Estudos da Religião promovido pela Seção Brasileira da Associación de Historiadores Latinoamericanos y del Caribe. Nesta ocasião irá se reunir pela primeira vez o Grupo de Trabalho Cristianismos orientais: religião, cultura e sociedade, coordenado por mim e pelos professores João Vicente Publio Dias (Johannes Gutenberg Universitat) e Lucas Paiva (FAECAD).

A proposta do GT baseia-se em artigo publicado em português há mais de quatro décadas (Revista Concilium, n. 57, v. 7, 1970), no qual o historiador italiano Giuseppe Alberigo chamou a atenção para o clamoroso, macroscópico privilégio, suposto em toda a historiografia sobre o cristianismo composta por ocidentais, do Ocidente sobre o Oriente. Essa abordagem, fruto inconsciente ou pouco refletido de antigas hostilidades teológicas, reforça o mito do cristianismo como uma experiência essencialmente vinculada às vicissitudes históricas das sociedades de matriz europeia – ideia que representa uma grave distorção dos padrões de crescimento deste movimento ao longo de sua trajetória histórica, em especial durante o seu primeiro milênio de existência. É de tal atitude que depende a ignorância ainda crassa que os estudos acadêmicos correntes, e toda nossa cultura de um modo geral, demonstram quanto à experiência cristã vivida de acordo com enquadramentos culturais não ocidentais – e, por isso, também quanto às causas remotas que tantos fenômenos e processos do Ocidente têm justamente na história dos cristianismos orientais. Em função das agitações políticas e religiosas da Ásia e da África contemporâneas, assim como de uma diáspora crescente, as vertentes não ocidentais do cristianismo interpelam os estudiosos deste movimento religioso a questionarem os seus pressupostos e redimensionarem seus estudos em uma perspectiva multicultural. Assim sendo, o GT se propõe a ser um espaço para a realização deste exercício, acolhendo estudos sobre a história, a antropologia, o pensamento teológico, as práticas rituais, a arte religiosa, a missionariedade e a atuação social das novas e velhas igrejas cristãs instaladas no mundo não ocidental, com ênfase especial nos estudos sobre o cristianismo bizantino, eslavo, siríaco, armênio, copta e etíope. Acolhe também trabalhos sobre a diáspora destas comunidades, sobre as experiências de contato e de conflito entre estas igrejas e os cristianismos de matriz ocidental, e sobre o diálogo e confronto inter-religioso.

As inscrições de resumos de comunicações no GT devem ser feitas até o dia 17 de novembro. Eventuais interessados, favor entrar em contato pelo bcccruz.alfredo@gmail.com (no campo assunto escrever GT no Simpósio Nacional da ABHR). Mais informações sobre o evento podem ser encontradas em http://migre.me/mpOaW (primeira circular) e em http://migre.me/mpOdB (segunda circular).

Será uma honra e uma alegria grande tê-los conosco neste empreendimento acadêmico!

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário