terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Minicurso no Centro Loyola de Fé e Cultura: Jesus de Nazaré no Islã

Jesus, aureolado como um profeta, ornado com uma barba de sábio e acompanhado por seus discípulos, é abordado por dois homens que pedem o perdão de seus pecados. Miniatura constante da fl. 136b de cópia do Kullīyāt-i Saʿdī (1292 a.D. / 691 a.H.) de Musharrif al-Dīn ibn Muṣliḥ Saʿdī Shīrāzī, concluída em Shiraz, Pérsia, no ano de 1527 a.D. / 934 a.H. (Extraída de http://tinyurl.com/nazf5mp. Imagem editada).

Nos dias 12, 19 e 26 de março próximo, três quintas-feiras, das 19 às 21h, eu terei a honra e a alegria de oferecer por iniciativa do Centro Loyola de Fé e Cultura da PUC-Rio um curso a respeito da figura de Jesus de Nazaré no Islã.

Nesta ocasião, pretendo fazer uma exposição sintética de como Jesus é apresentado na religião islâmica, usando como referência a leitura do Corão e de compilações de ditos e feitos de Jesus recolhidos na literatura ascética e devocional muçulmana. Também pretendo discutir um pouco a respeito das possíveis fontes dessa imagem, e qual foi o seu papel no processo de interação entre cristãos e muçulmanos naquele período inicial, fundador, que se estendeu desde o surgimento do Islã até o fim do primeiro milênio depois de Cristo. No horizonte disso tudo, repousa o desejo de procurar compreender um pouco mais o papel que Jesus de Nazaré tem simultaneamente como traço de distinção e de aproximação das tradições cristã e islâmica.

As aulas serão voltadas especialmente para os estudantes de história e teologia, mas também terei grande alegria em acolher todos os interessados em ouvir e conversar a respeito deste tema.

Peço que os eventuais interessados se inscrevam o quanto antes, de modo que possamos formar uma turma com um quórum mínimo que garanta a efetiva realização do curso... Solicito também a todos os amigos, colegas e conhecidos que ajudem a divulgar a proposta do curso em suas redes de contatos, visando alcançar especialmente os potenciais interessados no tema.

*

Título: Jesus de Nazaré no Islã

Formato: minicurso (3 aulas, totalizando 6 horas/aula)

Ementa: Apresentação introdutória da figura de Jesus de Nazaré no Corão e na tradição islâmica, com ênfase especial para seu papel no processo de interação entre cristãos e muçulmanos no último terço do primeiro milênio da era cristã.

Objetivo: Jesus de Nazaré é um personagem eminente no Corão, na espiritualidade, na escatologia e no folclore islâmicos, que o consideram como profeta, atribuindo-lhe os títulos de Messias e Palavra de Deus, mas negando que seja Deus ou Filho de Deus, ou que tenha sofrido a morte na cruz. As principais fontes de informação a seu respeito no interior da tradição islâmica são as menções que lhe são feitas no Corão e as parábolas, ditos e feitos que se lhe atribuem em várias obras de exegese, jurisprudência e história produzidas em contextos muçulmanos. Este curso objetiva fazer uma apresentação sinóptica de como Jesus é figurado no Islã, perguntando-se sobre as fontes desta imagem e sobre o seu papel no processo inicial de interação entre cristãos e muçulmanos.

Programa:

1. A cristologia corânica
2. Estórias, ditos e parábolas islâmicas sobre Jesus
3. Possíveis fontes cristãs do Jesus muçulmano

Quando: dias 12, 19 e 26 de março (quintas-feiras), das 19 às 21h

Onde: Centro Cultural João XXIII, Rua Bambina, n. 115, Botafogo - Rio de Janeiro / RJ (mapinha: http://tinyurl.com/k2pqmh6. Ps. O local fica bem próximo à estação do metrô)

Investimento: R$ 110,00 (para se inscrever é necessário mandar um e-mail para scursosloyola@puc-rio.br, informando nome, RG, telefone e o curso do qual deseja participar, e solicitando o boleto bancário para pagamento da taxa. Mais informações podem ser obtidas entrando em contato nos telefones [21] 3527-2011 ou [21] 99479-1442, ou por mensagem inbox para o https://www.facebook.com/centroloyolapucrio)


*

Atualização: o minicurso sobre Jesus de Nazaré no Islã começou com uma série de probleminhas, evidentemente externos ao Centro Loyola, que é um dos melhores lugares de se trabalhar com ensino pelo qual eu já tive o grande prazer de passar, mas tudo felizmente correu muito bem nos três dias de sua realização. Pude contar com uma turma formada por pessoas de origens, formações e interesses bastante variados, que transformaram as aulas em verdadeiros laboratórios de ensino-aprendizagem. Sensação muito boa de ter conseguido executar isso a bom termo! No mais, segue o link para o programa e as referências bibliográficas do minicurso, http://migre.me/pdl7J, assim como uma foto do grupo que resistiu comigo no Centro Cultural João XXIII até às 20h de quinta-feira passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário