sábado, 28 de março de 2015

Comunicação no Vertentes do fantástico no Brasil: tendências da ficção e da crítica (SEPEL/UERJ): Ambiguidades do catolicismo no gótico americano: Ar frio (1926) e O assombro nas trevas (1935), de H. P. Lovecraft


Nos dias 30 de março a 1º de abril, segunda a quarta-feira da próxima semana, irá ocorrer na Universidade do Estado do Rio de Janeiro o Vertentes do fantástico no Brasil: tendências da ficção e da crítica, evento que reúne em seu âmbito o VI Encontro Nacional O insólito como questão na narrativa ficcional e o XIV Painel de reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional. O evento, realizado pelo Seminário Permanente de Estudos Literários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, contará, entre conferências, grupos de trabalhos e sessões de comunicações livres, com a reunião de dois Simpósios Temáticos promovidos pelo Grupo de Pesquisa Estudos do Gótico: o As faces do gótico do Brasil (ST1) e o As faces do gótico no mundo (ST2). No âmbito deste segundo, apresentarei na sessão de comunicações a ser realizada na segunda-feira, dia 30/03, das 13h às 15h, o trabalho Ambiguidades do catolicismo no gótico americano: Ar frio (1926) e Assombro nas trevas (1935), de H. P. Lovecraft, cujo resumo apresento a seguir.

A programação e caderno de resumos do evento encontram-se disponíveis em http://migre.me/pcB4w. Para os que se interessam pelo tema e precisam de certificado, as inscrições como ouvintes podem ser feitas no correr do próprio encontro, que é talvez o maior painel nacional do que vem sendo realizado neste campo de estudos. Se alguém se interessa pelo tema, mas não precisa do certificado, bem, então simplesmente sê bem-vindo por lá.

*

Título: Ambiguidades do catolicismo no gótico americano: Ar frio (1926) e O assombro nas trevas (1935), de H. P. Lovecraft

Resumo: Entre outras coisas, o romance gótico surgiu e lançou fortes raízes no ambiente criado pela propaganda anticatólica nos países reformados do Norte da Europa, supondo desde os seus primeiros exemplares uma representação hierarquizada que situa o temível nos tempos (a Idade Média), espaços (a Espanha, a Itália, a Europa Oriental) e instituições (o castelo feudal, o mosteiro, a inquisição) associados no imaginário moderno à Igreja Romana. Tal traço constitutivo desse tipo de literatura desenvolveu-se de modo muito particular nos EUA, onde a ele se somou na segunda metade do século XIX e na primeira do XX a identificação do católico com a figura do imigrante irlandês ou mediterrânico. Isso não quer dizer que, em sua continuidade, a representação do catolicismo na literatura gótica não se tornasse eventualmente mais ou menos ambígua. A partir de tais considerações preliminares, o objetivo deste trabalho é tecer uma reflexão sobre a representação das devoções e instituições católicas na obra de Howard Phillips Lovecraft (1890-1937), que, ao criar sua mitologia de horror cósmico, foi um importante leitor e recriador do gênero gótico. Para tanto, irá se tomar como objetos de análise dois de seus contos, Ar frio (1926) e O assombro nas trevas (1935), propondo como um possível contexto de leitura para estas peças o contato de Lovecraft com o romance O fauno de mármore (1860), a estória italiana de Nathaniel Hawthorne. Com isto se quer fazer uma pequena contribuição ao campo de pesquisa aberto pelo debate entre S. T. Joshi e Robert M. Price a respeito do papel da religião na obra de Lovecraft, um pouco ao modo do estudo exploratório de Ian Almond sobre a representação do Islã nos escritos desse autor.

Formato: comunicação oral

Quando: 30/03 (segunda-feira), das 13h às 15h

Onde: Sala 4, bloco D, UERJ, s.n., Maracanã - Rio de Janeiro / RJ

Investimento: atividade gratuita (requer inscrição como ouvinte e pagamento de taxa correspondente para os que desejarem participar de outras atividades do evento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário