domingo, 19 de fevereiro de 2017

Monografia orientada: Roberta Valle do Amaral, "A revolta do Trisagion no contexto dos conflitos dogmáticos cristológicos antes e depois de Calcedônia" (2016)


Na sequência do compartilhamento das monografias que tive a honra e a alegria de orientar no âmbito de meu trabalho como professor convidado do curso de Pós-graduação lato sensu em História Antiga e Medieval: religião e cultura da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (FSB-RJ), disponibilizo hoje a rica monografia de Roberta Valle do Amaral sobre a chamada Revolta do Triságio, que sacudiu a grande metrópole de Constantinopla em 512, quase derrubando o monarca então governante no Império Romano do Oriente. O trabalho da Prof.ª Amaral é de uma sensibilidade e uma honestidade intelectual ímpar; sua organização, clareza, embasamento documental e tratamento maduro do tema sem dúvida revelam os dotes de uma historiadora deveras talentosa. Trata-se decerto de uma contribuição valiosa para os estudos do cristianismo na Antiguidade Tardia e/ou da história do oriente cristão, infelizmente ainda pobres cá entre nós. É um testemunho de que, com boa vontade, criatividade e determinação, pode-se estudar estes temas escapando-se dos clichês que vincam certos meios acadêmicos brasileiros quando o assunto é a trajetória histórica do movimento cristão. Daí que a leitura do trabalho, que é bastante agradável, parece-me imprescindível.

PS. Como contexto sonoro, o canto do Triságio (em sua versão calcedônica) em inglês, árabe, grego e eslavônico (com legendas): http://tinyurl.com/zoj7gle

*

Autora: Roberta Valle do Amaral

Título: A revolta do Trisagion no contexto dos conflitos dogmáticos cristológicos antes e depois de Calcedônia

Tipo de trabalho: monografia de especialização em História Antiga e Medieval: religião e cultura

Ano de apresentação: 2016

Resumo: O eixo deste trabalho é a revolta ocorrida em 512 na cidade Constantinopla, motivada pelo acréscimo de uma frase, pelo imperador Anastácio, ao hino litúrgico chamado Trisagion. Através do estudo deste episódio, são analisados diversos aspectos da sociedade cristã na Antiguidade Tardia, como os debates doutrinais existentes nesse período, a ocorrência da violência nessas disputas e a profunda imbricação entre poderes político e religioso. Procurou-se refletir, de modo particular, sobre o fato de que a história dos concílios envolve não só o curto período em que seus participantes estiveram reunidos em assembleia, mas também o longo processo desde sua preparação até a aplicação de suas determinações e a recepção das mesmas. Nela estão envolvidas diferentes correntes teológicas, forças políticas e circunstâncias as mais variadas, que fazem que o percurso de acomodação da doutrina se estenda para alguns anos além de sua definição.

Palavras-chave: Guerras religiosas; Antiguidade Tardia; Cristianismo; Concílios

Tamanho: 39 p.

Endereço para acesso: http://tinyurl.com/jlqqpmc

Nenhum comentário:

Postar um comentário