segunda-feira, 9 de abril de 2018

Artigo publicado na Revista Veredas da História: O funcionamento econômico da Igreja Copta nos estágios iniciais do Egito islâmico (séculos VII a X)


Foi publicado um artigo de minha autoria na edição de dezembro de 2017 (v. 10, n. 2) da revista eletrônica Veredas da História, no âmbito do dossiê Pensando e agindo em nome da Igreja, organizado pelos professores Leandro Duarte Rust (PPGHIS/UFMT) e Gabriel Castanho (PPGHIS/UFRJ). O periódico encontra-se vinculada ao Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DCJS/UFRRJ) e tem como objetivo publicar artigos, resenhas, textos e documentos, frutos de pesquisas desenvolvidas por alunos e professores, trabalhos que possam dialogar com as mais diversas ciências, fomentando, através da sua interdisciplinaridade, e a criação de um espaço para discussão e debate acadêmico promissor, originando assim pensamentos transformadores e criativos. Em meu paper, partindo de uma leitura da História do Patriarcado Copta de Alexandria, uma crônica oficial desta instituição, procurei reconstituir como se deram as relações entre religião e economia, entre cristãos e muçulmanos, desde a conquista do Vale do Nilo pelos árabes, em 641, até as vésperas da tomada da região pelos fatímidas, em 969. O objetivo mais geral do escrito é fornecer modesta contribuição a uma futura história comparada da administração eclesiástica na Antiguidade Tardia e no Medievo. Trata-se tal texto de um produto de minha pesquisa de doutorado, um apêndice do projeto de pesquisa agora renomeado como As interações cristão-muçulmanas no Egito a partir da História do Patriarcado Copta de Alexandria (639-1146), no qual venho trabalhando, na condição de aluno do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Rio de Janeiro (PPGH/UERJ), desde o início desde 2015.

*

Título: O funcionamento econômico da Igreja Copta nos estágios iniciais do Egito islâmico (séculos VII a X)

Resumo: Partindo de uma leitura da História do Patriarcado Copta de Alexandria, crônica oficial desta instituição, este trabalho tem por objetivo reconstituir, de forma sinóptica, o funcionamento econômico da Igreja Copta nos estágios iniciais do Egito islâmico – ou seja, desde a conquista do Vale do Nilo pelos árabes, em 641, até as vésperas da tomada da região pelos fatímidas, em 969. No âmbito de tal reconstituição, deu-se especial atenção às assimétricas interações econômicas entre o governo islâmico e a comunidade cristã egípcia, e às estratégias de arrecadação praticadas pelos diferentes tipos de profissionais vinculados à Igreja Copta – tais como monges, bispos, clérigos casados e patriarcas. Espera-se que o texto contribua para a elaboração de uma futura história comparada da administração eclesiástica na Antiguidade Tardia e no Medievo.

Formato: online (disponível em https://tinyurl.com/ybn5gmly)

Investimento: acesso aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário