domingo, 18 de janeiro de 2015

Curso de Férias na Igreja do Nazareno em Vila Emil: Cristianismos Orientais: uma introdução à história das Antigas Igrejas Apostólicas (séculos I ao VII)

Prelados das Igrejas Síria Ortodoxa, Copta e Armênia abençoam a assembleia reunida ao fim da liturgia.
Igreja Ortodoxa Armênia, Nova Jersey, EUA, 2012. (Extraída de http://migre.me/obA5a).

O recesso que fiz da semana antes do Natal passado ao começo desta que acabou há pouco foi marcado por dificuldades de comunicação maiores do que imaginei. Primeiro, estive na casa dos meus pais, em uma cidade onde o sinal da internet é péssimo. Depois fiquei um certo período sem computador, cuidando da rotina online apenas pelo celular. E eu não sei atualizar um blog por aquele tipo de aparelho...

Daí eu não ter feito a adequada divulgação por aqui da nova edição do curso sobre história dos cristianismos orientais que Lucas Paiva e eu estamos oferecendo nesta segunda quinzena de janeiro em Mesquita, na Igreja do Nazareno de Vila Emil. Trata-se de uma reedição algo melhorada do curso de férias que oferecemos nos meses de janeiro e julho de 2015 na Faculdade Evangélica das Assembleias de Deus (FAECAD). Por convite do Pr. Alisson Magalhães, responsável pela área de educação dessa comunidade, retiramos o curso do ambiente acadêmico e o estamos oferecendo aos interessados em geral.

O primeiro dia deste curso, sábado passado, dia 17 de janeiro, foi extraordinário. A aula ficou a cargo do Prof. Lucas, que tratou da virada constantiniana, dos primeiros grandes Concílios Ecumênicos e da formação e particularidades da teologia e da liturgia das Igrejas Bizantinas. Fui positivamente surpreendido ao lá encontrar uma turma bem disposta e perspicaz, que transformou a aula em um intenso debate e propôs uma série de questões bastante pertinentes para discussão.

No dia 31 de janeiro, também um sábado, a aula estará a meu critério. Na parte da manhã, tratarei das antigas comunidades apostólicas da Síria Oriental, da Pérsia, da Armênia e da Índia. A parte da tarde será inteiramente dedicada a uma exposição sobres as Igrejas Etíope e Copta, que são o tema de minha pesquisa de doutorado. Eventuais interessados que estejam por perto no dia e queiram aparecer, sintam-se à vontade para se chegar por lá para conversar conosco sobre estes temas. Vocês serão muito bem-vindos.

*

Título: Cristianismos Orientais: uma introdução à história das Antigas Igrejas Apostólicas (séculos I ao VII)

Formato: curso de férias (2 aulas em período integral, totalizando 12 horas/aula)

Ementa: Abordagem sinóptica a respeito das especificidades históricas e das principais questões teológicas que marcaram as trajetórias das comunidades cristãs da Europa Oriental, da Ásia e da África desde a pregação dos apóstolos até às vésperas do surgimento do Islã. Para fazê-lo de forma adequada, dar-se-á especial atenção às questões da diversidade dessas igrejas do período tardo-antigo e medieval e à historicidade dos debates realizados neste âmbito sobre a natureza divina. Assim sendo, de modo mais geral, também objetiva-se mostrar qual seu valor e importância para o cristianismo mundial de hoje, e o que podemos aprender com essas experiências cristãs diversas da ocidental.

Quando: 17/01 e 31/01 (sábados), das 9 às 17h 

Onde: Igreja do Nazareno em Vila Emil, Rua Rakel Rechuem, n. 38, Vila Emil - Mesquita / RJ. (Referência: próximo ao Centro Educacional Rakel Rechuem. Mapinha: http://migre.me/obzKf)

Investimento: R$ 35,00 por aula (para se inscrever é necessário mandar um e-mail para pralisson.magalhaes@hotmail.com. Novas inscrições também podem ser feitas no local, 15min antes do início da exposição)


*





Nenhum comentário:

Postar um comentário