sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Curso de férias no Centro Loyola de Fé e Cultura: Abraão nas tradições judaica, cristã e islâmica

O seio de Abraão. Iluminura do Hortus Deliciarum, de Herrad von Landsberg (1130-1195), c.1180 (Extraída de http://migre.me/srTuv. Detalhe).

Nos dias 11 a 14 de janeiro próximo, oferecerei no Centro Loyola de Fé e Cultura um curso de férias sobre as evocações e representações de Abraão nas tradições judaica, cristã e islâmica. Nele estarei ampliando e dando continuidade à série de cursos que tive a oportunidade de oferecer no CL nestes anos de 2014 e 2015, dedicados a oferecer enquadramentos e subsídios históricos para o diálogo inter-religioso entre as comunidades religiosas não por acaso ditas abraâmicas. Evidentemente, todos, tendo participado dos cursos anteriores ou não, são bem-vindos neste.

Trata-se do segundo curso de férias que ofereço no CL (o anterior foi sobre A Igreja e o Império no Tempo de Constantino - cf. http://migre.me/srSuV), e dada a espetacular experiência de ensino-aprendizado que vivi na ocasião anterior, estou com as maiores expectativas do mundo com a perspectiva de começar as atividades de 2016 do mesmo modo. Dada a bela infra-estrutura que nos é disponível na casa da Gávea, o carinho com que estou preparando as aulas, a gentileza de todos os funcionários do CL e a importância de que, neste momento de infelizes desentendimentos e ásperos desencontros, reveste-se o fazer memória do parentesco comum de judeus, cristãos e muçulmanos, tenho certeza de que esse será um excelente investimento de tempo e recursos. Quer usar parte das férias para aprender um ou duas coisas novas e para e trocar ideias com um grupo de pessoas interessadas e bem articuladas? Então esse é o curso para você.

Enfim, caso se interesse pelo tema, inscreva-se e sê muito bem-vindo para estar conosco nestas noites de janeiro que passaremos na Gávea. Peço que faça isso o quanto antes, não apenas pela necessidade de se formar um quórum que possibilite a realização do curso, mas também pelas vagas limitadas que estão disponíveis. Se não pode fazer o curso, mas conhece alguém que talvez se interesse pelo tema, por favor, colabore em sua divulgação.

*

Título: Abraão nas tradições judaica, cristã e islâmica

Formato: curso de férias (4 aulas, totalizando 8 horas/aula)

Ementa: Abraão, personagem venerado como amigo privilegiado de Deus por judeus, cristãos e muçulmanos, é uma figura que coloca em pauta a relação histórica e teológica entre esses três segmentos religiosos – ditos abraâmicos, justamente por nele localizarem sua ascendência. Este curso objetiva fazer uma apresentação sinóptica da tríplice representação desse patriarca, destacando os pontos em comum e as diferenças de sua compreensão nas tradições judaica, cristã e islâmica. As aulas são voltadas para estudantes de Teologia, História e demais interessados pelo tema.

Programa:

1. “Erga os olhos para o céu e conta as estrelas”: o Abraão histórico e as religiões abraâmicas
2. “Por tua posteridade serão abençoadas todas as nações”: Abraão segundo a tradição judaica
3. “A fé foi levada em conta de justiça”: Abraão segundo a tradição cristã
4. “Um homem de fé pura, que não era idólatra”: Abraão segundo a tradição islâmica

Quando: de 11/01 (segunda-feira) a 14/01 (quinta-feira) de 2016, das 19 às 21h 

Onde: Centro Loyola de Fé e Cultura, Estrada da Gávea, n. 1, Gávea - Rio de Janeiro / RJ (mapinha: http://migre.me/nv28Y)

Investimento: R$ 150,00 (para se inscrever é necessário preencher o formulário disponível em http://migre.me/srSOx, informando qual o curso de seu interesse. Mais informações podem ser obtidas entrando em contato no tel. [21] 3527-2012 ou por mensagem inbox para o https://www.facebook.com/centroloyolapucrio)

Página oficial: http://migre.me/srSSH

*




Nenhum comentário:

Postar um comentário