segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Comunicação na 10ª Semana de História Política (PPGH/UERJ): Por vontade de Deus: a investida sassânida de 614-618 no espelho cristão


Na tarde do dia 22 de outubro de 2015, no âmbito do Simpósio Temático Historiografia e Antiguidade: novas perspectivas e abordagens, realizado na 10ª Semana de História Política do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UERJ), apresentei a comunicação Por vontade de Deus: a investida sassânida de 614-618 no espelho cristão.

Esse texto é o primeiro produto devidamente publicado de minha pesquisa de Doutorado no mesmo Programa de Pós-Graduação, realizada sob projeto que tem como título Os dois primeiros séculos de interações cristão-muçulmanas na "História do Patriarcado Copta de Alexandria". Convido os interessados à leitura, no ansioso aguardo de comentários a respeito.

*

Título: Por vontade de Deus: a investida sassânida de 614-618 no espelho cristão

Resumo: Em 614 exércitos persas ocuparam a cidade de Jerusalém. Quatro anos mais tarde tomaram Alexandria, estabelecendo uma ocupação duradoura. Tal campanha, que expôs de modo dramático a fragilidade da autoridade bizantina sobre as províncias levantinas e africanas do Império Romano, implicou danos severos para a infraestrutura religiosa da região, já abalada por mais de um século de violentos conflitos deflagrados por polêmicas teológicas. Pretende-se retomar documentos que tratam dessa investida persa – duas vidas constantes da História do Patriarcado Copta de Alexandria e o relato da invasão de Jerusalém por Antíoco Estratego – para pensar como os invasores foram representados em fontes eclesiásticas.

Formato: online (disponível em http://migre.me/t13bx)

Investimento: acesso aberto

*




Nenhum comentário:

Postar um comentário