quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Monografia orientada: José Manuel Monteiro Jr., "O movimento neopentecostal: ensaio descritivo e crítico" (2015)


Desde 2014, durante um trimestre por ano (sempre o primeiro ou o segundo), eu sou professor convidado nos cursos de Pós-graduação lato sensu em História Antiga e Medieval: religião e cultura e em Ciências da Religião da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (FSB-RJ). Das diversas atividades que desenvolvo neste âmbito, a que mais me dá alegria é a de poder assumir a orientação de trabalhos de conclusão de curso. De fato, é impressionante como se pode aprender ajudando um/a colega em formação a encontrar o seu próprio veio de investigação e a modular o seu estilo para lidar com ele... Sabe, isso não é exatamente um trabalho fácil, porque, se não tomarmos algum cuidado, acabamos embarcando inteiramente na vibração do especializando, o que não ajuda a ninguém, já que uma dose adequada de objetivação é necessária para se produzir bons textos que se querem analíticos... Mas é recompensador ajudar um trabalho original de pesquisa, ainda que modesto (como deve ser um TCC de Especialização), vir à luz no curto prazo de um semestre. Pode-se trocar muitas boas ideias e fazer amigo/as. É algo que realmente vale a pena, apesar da burocracia meio kafkiana que cerca a coisa toda em alguns momentos.

Desde que conclui minha primeira orientação de monografia - a do trabalho do Pr. José Manuel Monteiro Jr. sobre o movimento neopentecostal no Brasil - penso em uma maneira de compartilhar os trabalhos orientados, sobre os quais eu também me sinto co-responsável. Essa postagem é uma tentativa neste sentido, ainda em uma base experimental. Agradeço ao amigo José Monteiro Jr. por aceitar uma vez mais ser minha cobaia acadêmica, assim como pela paciência, solicitude e boas palavras que reiteradamente tem para comigo. Aprendi mais com esse colega, como professor e como ser humano, em sentido lato, do que seria oportuno escrever aqui; Deus, que tudo sabe, contudo, haverá de recompensá-lo oportunamente em medida muito superior à minha imensa gratidão.

*

Autor: José Manuel Monteiro Jr.

Título: O movimento neopentecostal: ensaio descritivo e crítico

Tipo de trabalho: monografia de especialização em Ciências da Religião

Ano de apresentação: 2015

Resumo: A partir de uma descrição do surgimento do neopentecostalismo, propomos um panorama que auxilie na compreensão desse fenômeno. Para tal, tratamos de sua hermenêutica e da tão em voga teologia da prosperidade, esteio doutrinário desse movimento, submetendo-as a uma visão crítica baseada na leitura reformada das Escrituras. O movimento neopentecostal, em plena expansão, é aqui tratado em perspectiva comparativa com o pentecostalismo clássico e as tradições históricas do cristianismo, fazendo emergir consensos e diferenças entre essas vertentes.

Palavras-chave: Neopentecostalismo; Hermenêutica; Teologia da prosperidade; Pentecostalismo.

Tamanho: 44 p.

Endereço para acesso: http://tinyurl.com/zfg2pkr

Nenhum comentário:

Postar um comentário