quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Artigo publicado na Revista Círculo de Giz: Aryara contra os Filhos da Noite: fantasia e ciência em um conto de Robert E. Howard


O ano de 2015, o meu primeiro como doutorando, foi também um dos mais estranhos de minha vida pessoal, ainda que não tão apocalíptico quanto 2007, 2012 ou 2016. Mesmo assim, durante o correr dele, fiz algumas coisas interessantes. Uma delas foi a tentativa de, com um par de então bons amigos, dar início a uma revista independente e multidisciplinar de artes e humanidades, a Círculo de Giz. Questões de (falta de) saúde física e (principalmente) mental e divergências sérias no âmbito do conselho editorial do periódico, tanto ideológicas quanto mais estritamente referentes ao que pretendíamos fazer com uma iniciativa dessas, e como deveríamos conduzi-la, levaram a que, pouco depois da publicação do primeiro número da revista, eu me afastasse de modo decisivo dela e dos projetos então a ela associados. Nesse primeiro número da Círculo de Giz, na qual tivemos a alegria de contar com bons textos, contudo, pude publicar um artigo de minha autoria sobre um conto de Robert E. Howard do qual gosto em particular. Não se trata de um trabalho sistemático, mas de um ensaio, que inicialmente havia sido submetido (e rejeitado) a um evento de história das ciências no meado do ano anterior, 2014. Lendo-o quase três anos após sua redação e dois anos depois de que veio à público em uma restrita versão impressa, continuo achando-o divertido, de modo que gostaria de dividi-lo com eventuais leitores interessados. A qualidade da cópia escaneada não ficou muito boa, mas espero que esteja minimamente legível.

*

Título: Aryara contra os Filhos da Noite: fantasia e ciência em um conto de Robert E. Howard

Resumo: O objetivo do presente trabalho é apontar como na narrativa de Os Filhos da Noite, de Robert E. Howard, publicada originalmente em 1931 pela revista Weird Tales e marcada pela regressão e/ou alucinação, imbricam-se temas da literatura fantástica e da discussão antropológica do começo do século XX.

Formato: impresso e online (disponível em https://tinyurl.com/yb6kaylq)

Investimento: acesso aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário