sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Artigo publicado na Revista Transversos: Condições políticas da era de ouro da Dhimmah na história do Egito islâmico (séculos IX e X AD)


Foi publicado um artigo de minha autoria na edição do terceiro quadrimestre de 2017 da Transversos, publicação do Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (LEDDES), vinculado ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UERJ). A Transversos é publicada online desde o primeiro semestre de 2014, e apresenta agora um interessante dossiê com o tema África e suas diásporas. Meu paper, publicado no âmbito das reflexões que compõem o dito dossiê, trata das condições políticas que, antecedendo a tomada do Egito pelos fatímidas (969 AD/347 AH), fizeram com que o governo desta dinastia fosse, com a exceção de pequenos e conturbados períodos, uma época de ouro para cristãos e judeus desde a conquista islâmica do Vale do Nilo até a emergência da contemporaneidade. Ele acabou saindo com alguns problemas meio incômodos de diagramação (mapas fora do lugar e parágrafos demais), que tornam a experiência de leitura meio penosa para alguém com TOC feito eu... Mesmo assim, espero que seja uma contribuição interessante a um campo de estudos infelizmente tão pouco frequentado entre a gente como é o da história do Oriente Médio e da África medievais. Trata-se tal texto de um produto de minha pesquisa de doutorado, um apêndice do projeto de pesquisa Os dois primeiros séculos de interações cristão-muçulmanas na História do Patriarcado Copta de Alexandria de Severo de Hermópolis, no qual venho trabalhando, na condição de aluno do mesmo PPGH/UERJ, desde o início desde 2015.

*

Título: Condições políticas da era de ouro da Dhimmah na história do Egito islâmico (séculos IX e X AD)

Resumo: É um relativo consenso entre os especialistas que o período de governo fatímida do Egito (969-1171), foi, com a exceção de curtos intervalos, provavelmente o mais tranquilo e próspero para os judeus e cristãos desde a conquista islâmica do Vale do Nilo até a Contemporaneidade. Esta era de ouro para a Dhimmah, entretanto, não se deveu a alguma excepcional tolerância desta dinastia xiita, mas pode ser considerada como um dos resultados fortuitos da complexa conjuntura política do Egito e do Levante no interior do ecúmeno islâmico dos séculos IX e X AD. O objetivo deste paper é reconstituir algumas das tramas que compuseram esta conjuntura, usando, neste horizonte, a trajetória dos cristãos coptas como uma espécie de estudo de caso.

Formato: online (disponível em https://tinyurl.com/ybu5ojxm)

Investimento: acesso aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário