quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Artigo publicado na Revista Mosaico: O cotidiano e a prática arqueológica do Pe. João Alfredo Rohr em um conjunto de cartas com o antropólogo Luiz de Castro Faria

Fotografia da matéria "Padre denuncia a extinção de sambaquis catarinenses", publicada no Jornal do Brasil de 30 de novembro de 1971. (Extraída de: CRUZ, Alfredo B. da C. Concha sobre concha: o estudo e a conservação dos sambaquis na correspondência entre Luiz de Castro Faria e Pe. João Alfredo Rohr (1960-1971). Dissertação de Mestrado em História. PPGH, CCHS/UNIRIO. Rio de Janeiro, 2013. p. 257)

Em maio de 2012, participei do Grupo de Trabalho Religião e Modernidade: interfaces no XIII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões, realizado na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís / MA. No correr daquele ano, a convite da coordenação desse GT, trabalhei no texto apresentado para transformá-lo em algo mais do que uma fala de quinze minutos. Tornado artigo, ele acabou sendo publicado no número de dezembro de 2012 da Mosaico, revista do Mestrado em História da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, no âmbito do dossiê Modernização e Religiosidade.

Relendo esse paper quase dois anos depois de sua publicação, vejo o quanto ele ficou truncado em alguns pontos, mas também o quanto nele eu consegui trabalhar uma questão que havia motivado a minha pesquisa de mestrado, mas que, afinal, acabou não encontrando espaço de plena expressão na dissertação que dela resultou. Creio que o saldo geral é positivo, e gostaria de talvez retomar a problemática sobre a qual ele se detém em futuro não muito distante.

*

Título: O cotidiano e a prática arqueológica do Pe. João Alfredo Rohr em um conjunto de cartas com o antropólogo Luiz de Castro Faria

Resumo: O artigo trata do cotidiano e da pesquisa científica e militância pela preservação do patrimônio arqueológico do Pe. João Alfredo Rohr, S. J., a partir das cartas por ele trocadas com o antropólogo Luiz de Castro Faria, detendo-se em especial naquelas referentes ao episódio da nomeação de Pe. Rohr como presidente do Conselho de Cultura de Santa Catarina, em 1971. 

Formato: online (disponível em http://migre.me/mGvrA)

Investimento: acesso aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário