quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Comunicação no Scientiarum Historia VI (HCTE/UFRJ): O Myriobiblon: as miríades de saberes na Bibliotheca de Fócio de Constantinopla - iniciando um mapeamento da medicina bizantina no século IX


No Scientiarum Historia VI, congresso promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no qual apresentei a comunicação "Ecologia e história em dois textos de Luiz de Castro Faria (1942-1944)", subproduto do projeto de pesquisa ao qual estava então institucionalmente vinculado, também tive a feliz oportunidade de dar a público um trabalho preparado em parceria com a queridíssima amiga Alessandra Serra Viegas, que é estudiosa de literatura, professora de grego, historiadora, teóloga e poetisa.

O texto produzido a quatro mãos, de título "O Myriobiblon: as miríades de saberes na Bibliotheca de Fócio de Constantinopla. Iniciando um mapeamento da medicina bizantina no século IX" foi uma primeira tentativa de minha parte de abordar por escrito e a sério a vida intelectual bizantina, que tanta atração contínua tem exercido sobre mim. Decidimo-nos por trabalhar com um dos textos fundadores da erudição do Império Romano do Oriente, o Myriobiblon (em latim, Bibliotheca), composto por Fócio de Constantinopla, importante personagem da história política, religiosa e intelectual do mundo mediterrânico da Alta Idade Média. Neste âmbito, e também para nos mantermos dentro da proposta do evento onde nos inscrevemos, interessou-nos particularmente a forma como está figurada no Myriobiblon o conhecimento referente às artes médicas.

Por motivos diversos, Alessandra e eu ainda não conseguimos voltar até agora à pesquisa então iniciada. O desejo de fazê-lo, entretanto, ainda não cessou - e continuo a sonhar com o dia em que possa ler em língua portuguesa esta borgeana reunião de saberes.

*

Título: O Myriobiblon: as miríades de saberes na Bibliotheca de Fócio de Constantinopla. Iniciando um mapeamento da medicina bizantina no século IX

Resumo: Fócio de Constantinopla (c. 820-891) foi membro da burocracia bizantina, diplomata e eclesiástico. Nos idos de 840-850, compôs a obra a que chamou Myriobiblon, ou Bibliotheca, na qual comentou duzentos e oitenta livros – alguns somente por meio dele nos são conhecidos. Seu principal interesse é a teologia e a história eclesiástica, porém se dedica também a vários outros assuntos. Como pouco se sabe sobre a formação específica de Fócio, sua Bibliotheca converte-se em uma súmula de quais volumes um erudito podia ou se interessava em ler na Constantinopla do século IX. Nesta primeira pesquisa, mapearemos sucintamente os códices da Bibliotheca que se detêm em obras médicas, visando a descobrir a que autores e escritos Fócio tinha acesso ou interesse para abordar os temas da saúde e da doença.

Formato: online (disponível em http://migre.me/n8WSg)

Investimento: acesso aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário