sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Comunicação na 1ª Jornada em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS-COC/FIOCRUZ): O problema dos sambaquis segundo Luiz de Castro Faria: notas de leitura

(Extraída de: CASTRO FARIA, Luiz de. O problema da proteção aos sambaquis. [1959]. In: Antropologia: escritos exumados 2. dimensões do conhecimento antropológico. Apresentação de Antônio Carlos de Souza Lima. Niterói: Ed. UFF, 1999. Coleção “Antropologia e Ciência Política”, v. 19. p. 257).

Em 19 de outubro de 2011, apresentei a comunicação "O problema dos sambaquis segundo Luiz de Castro Faria: notas de leitura" na I Jornada em História das Ciências e da Saúde. Tratou-se de evento organizado pelos alunos da Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS-COC/FIOCRUZ) e realizado nas instalações do mesmo programa. Este foi o primeiro texto que publiquei no âmbito da pesquisa com a documentação do Acervo Castro Faria realizada simultaneamente no Museu de Astronomia e Ciências Afins e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

*

Título: O problema dos sambaquis segundo Luiz de Castro Faria: notas de leitura

Resumo: Neste trabalho analisa-se como o problema dos sambaquis aparece em dois dos artigos que o antropólogo Luiz de Castro Faria escreveu a este respeito: O problema dos sambaquis do Brasil: escavações recentes no sítio de Cabeçuda (Laguna, Santa Catarina), de 1952, e O problema da proteção aos sambaquis, de 1959. Busca-se com isto verificar como a pesquisa antropológica que este autor realizava e propunha dialogava e distanciava-se dos estudos anteriores realizados neste tipo de sítio arqueológico; assim como, no argumento de Castro Faria, o tipo de prática científica que ele sustenta vincula-se de modo indissociável com as iniciativas de preservação de vestígios de povoamento indígena antigo como patrimônio brasileiro.

Formato: online (disponível em http://migre.me/mHRci)

Investimento: acesso aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário