domingo, 2 de novembro de 2014

Dissertação de Mestrado: Concha sobre concha: o estudo e a conservação dos sambaquis na correspondência entre Luiz de Castro Faria e Pe. João Alfredo Rohr (1960-1971)

Pe. João Alfredo Rohr, S.J., e Luiz de Castro Faria diante de corte em sambaqui, Laguna / SC, 1964. Acervo Castro Faria, documento CFDN 19.01.006F014. Arquivo de História da Ciência, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro / RJ. (Extraída de: CRUZ, Alfredo B. da C. Concha sobre concha: o estudo e a conservação dos sambaquis na correspondência entre Luiz de Castro Faria e Pe. João Alfredo Rohr (1960-1971). Dissertação de Mestrado em História. PPGH, CCHS/UNIRIO. Rio de Janeiro, 2013. p. 237)

De agosto de 2007 a abril de 2014 eu trabalhei, em diferentes funções, com diferentes categorias de documentos, na organização e pesquisa no Acervo Castro Faria, custodiado pelo Arquivo de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins (AHC-MAST/MCTI) e gerido por seu Conselho Curador. Desse percurso relativamente longo, cheio de altos e baixos, derivou a pesquisa que rendeu minha dissertação de mestrado, defendida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UNIRO) em julho de 2013, assim como uma série de textos associados, alguns já publicados, outros ainda inéditos, que pretendo ir compartilhando neste espaço aqui.

Por agora, deixo o link de acesso da minha dissertação, produzida sob a orientação da Prof.a Dr.a Heloisa Maria Bertol Domingues (MAST/MCTI e UNIRIO), esperando que interesse a algum dos eventuais visitantes da página.

*

Título: Concha sobre concha: o estudo e a conservação dos sambaquis na correspondência entre Luiz de Castro Faria e Pe. João Alfredo Rohr (1960-1971)

Resumo: Este trabalho reconstitui e interpreta o relacionamento entre o antropólogo Luiz de Castro Faria e o arqueólogo Pe. João Alfredo Rohr, S.J., conforme este é testemunhado pela documentação epistolar, administrativa e fotográfica constante no Acervo Castro Faria, custodiado pelo Arquivo de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Rio de Janeiro). Tal relação se constituiu em torno das questões interligadas do estudo e da conservação dos sítios arqueológicos pré-colombianos conhecidos como sambaquis, e, de forma mais específica, daqueles localizados no litoral do Estado de Santa Catarina. A produção e uso imediato da documentação referida estendeu-se de 1960 a 1971, e, para fazê-la mais rentável como fonte para a história da ciência, incluiu-se junto de sua análise a consideração de outros documentos que dizem respeito a como Castro Faria avaliava a obra de Pe. Rohr, e de como ambos se situavam na estrutura objetiva do campo científico da arqueologia brasileira e em relação aos debates aí surgidos. Para dar conta desta análise de forma satisfatória, reconstituindo a prática científica e a militância em favor da preservação dos sambaquis nas quais se empenharam estes agentes, buscou-se compor uma imagem de suas trajetórias culturais e vínculos sociais diversos, ponderando a respeito de quais afinidades e divergências estes lhe propunham, e de como eles concorreram para dar uma feição especifica à sua interação. 

Formato: impresso e online (disponível em http://migre.me/mCQb9)

Investimento: acesso aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário